ATUALIZADA: matéria atualizada às 18h37min em 23 de abril de 2020
Por conta do coronavírus, os procedimentos eletivos - aqueles que não são urgentes e são feitos mediante agendamento, como consultas e cirurgias - em clínicas e hospitais públicos e privados haviam sido suspensos. A partir desta semana, esses procedimentos poderão ser retomados, desde que obedeçam regras que estarão em uma portaria publicada pelo Estado, informaram o governador Eduardo Leite e a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann durante a transmissão ao vivo feita na tarde desta quinta-feira (veja abaixo).
VÍDEO: centro de Santa Maria segue movimentado na manhã desta quinta-feira
- Pretendemos normatizar, darmos orientações do ponto de vista da Vigilância Epidemiológica e Sanitária para garantir a segurança do trabalhador do estabelecimento, bem como do usuário - completou a secretária.
O documento autoriza hospitais, clínicas, consultórios, serviço de diagnóstico por imagens, serviços de ótica, laboratórios óticos e serviços de assistência e prótese odontológica a retomarem atendimentos. Também estão autorizadas as consultas a domicílio de médicos, veterinários, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde. Não aplicam, neste caso, as cirurgias bariátricas e estéticas.
A portaria também regulamenta o funcionamento dos estabelecimentos. Para prestarem atendimento aos pacientes, os locais precisam cumprir uma série de cuidados, como como evitar aglomerações, reforçar a higienização do local, não manter objetos que podem ser compartilhados, como livros e revistas. Os funcionários precisam utilizar máscaras e equipamentos de proteção individual (EPIs), e precisam ser afastados por pelo menos 14 dias se apresentarem sintomas da Covid-19.
A secretária também fez um alerta para os pacientes que viajam até outra cidade para realizar algum procedimento: como geralmente utilizam transporte coletivo cedido pelos municípios, os veículos podem ter somente 50% de sua ocupação, precisam estar ventilados e todos os passageiros devem usar máscaras.
Voluntárias costuram aventais de plástico para profissionais da saúde
Acompanhe a coletiva: